Dia das Histórias em Quadrinhos foi comemorado dia 30/01

4 02 2010

Sabia que no último dia 30 de janeiro foi comemorado o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos? E que a data foi escolhida por que em 30 de janeiro de 1869 Angelo Agostini publicou, em jornal, As Aventuras de Nhô Quim, considerada a primeira HQ nacional e uma das primeiras modernas do mundo? Tudo isso no Brasil?!

Nho Quim briga com o espelho

E mais: alguns pesquisadores ainda afirmam que Agostini foi também o inventor da revista de quadrinhos, pois, em 1886, relançou as aventuras de Zé Caipora em fascículos individuais, com seis capítulos cada. Tudo em uma época em que havia publicações parecidas, mas que incluíam quadrinhos de personagens diversos, caricaturas, contos e folhetins. Zé Caipora foi o primeiro personagem a ter uma revista só sua. Isto só voltaria a acontecer na década de 1930, com o crescente mercado cultural que os comics começavam a desenvolver.

“O Brasil foi um dos primeiros países do mundo a publicar o quadrinho moderno no jornal. Somos pioneiros até quando se trata da produção americana” – quadrinista e pesquisador, o professor Amaro Braga refere-se ao dinossáurico caso do ítalo-americano Agostini, precursor do quadrinho realista. Autor de personagens como Zé Caipora e Nhô-Quin, Agostini rabiscou a arte sequenciada em 1869, décadas antes dos comics ganharem padrão industrial, na década de 1930.

Selo postal homenageia Nho Quim

E o sucesso foi tanto, que Nho Quim ganhou até uma versão em selo postal.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: