Dia da Água

22 03 2010

Hoje, 22 de março, é Dia Internacional da Água. Façam o uso consciente da água… aqui vão algumas dicas e informações que devem ser seguidas.

Lembre-se sempre de fechar a torneira corretamente após o uso. Em uma torneira normal (sem nenhum problema ou vazamento) você não deve fechá-la com toda a sua força. Não force quando ela parar de girar, isso pode deixá-la frouxa com o passar do tempo fazendo com que se desperdice água.

Lembre-se também de não abrir a torneira quando não for necessário. Não fique naquela de abrir a torneira e arrumar o cabelo e pegar a escola e começar a passar a pasta nela. Abra somente quando necessário. Não desperdice água! Preserve-a.

O Brasil desperdiça (dados de 2007) 45% da água captada dos mananciais por ano. O Rio de Janeiro é campeão: da fonte da estação de tratamento da água até a torneira dos habitantes 618 piscinas olímpicas (2.500.000 litros) são desperdiçadas, totalizando 1.545.000 m³ de água perdida no meio do caminho!

Uma piscina de tamanho médio exposta ao sol e ao vento perde aproximadamente 3.785 litros por mês por evaporação -suficientes para suprir as necessidades de água potável de uma família de quatro pessoas por cerca de um ano e meio (considerando o consumo médio de dois litros por habitante por dia). Com uma cobertura plástica, a perda é reduzida em 90%.

Molhe a escova e feche a torneira enquanto escova os dentes e enxague a boca com um copo de água. Cinco minutos com a torneira aberta = 12 L de água.

Lavar o rosto. Não demore. Um minuto com a torneira meio aberta = 2,5 litros.

No banho, feche a torneira ao se ensaboar. Uma ducha aberta durante 15 minutos consome 135 litros, em 5 minutos o consumo cai para 45 litros. No mesmo período, um chuveiro elétrico consome 45 litros, se o uso foi reduzido para 5 minutos, o consumo cai para 15 litros.

12 litros são gastos para se barbear em cinco minutos. Fechando a torneira, o consumo cai para dois ou três litros.

Seis segundos de acionamento liberam de 10 a 14 litros no vaso sanitário. Bacias sanitárias fabricadas a partir de 2001 necessitam de menos tempo para a limpeza e consomem seis litros por descarga. Quando a válvula está defeituosa, o gasto pode chegar a 30 litros. Mantenha a válvula da descarga regulada e conserte vazamentos assim que forem notados. Não use a privada como lixeira ou cinzeiro e nunca acione a descarga à toa.

Lavando a louça: Primeiro, limpe os restos de comida dos pratos e panelas com esponja e sabão e, só aí, abra a torneira para molhá-los. Ensaboe tudo que tem que ser lavado e, então, abra a torneira para novo enxágue. Lavando louça com a torneira meio aberta por 15 minutos são utilizados 117 litros. Com economia, o consumo chega a 20 litros. Uma lavadora de louça com capacidade para 44 utensílios e
40 talheres = 40 litros.

A lavadora de roupas com capacidade de cinco quilos gasta 135 litros. No tanque, a torneira aberta por 15 minutos = 279 litros. Aproveite a água do enxágue para lavar o quintal e junte grande quantidade de roupas para a lavagem.

Molhar as plantas por 10 minutos pode consumir 186 litros. Use um regador em vez de utilizar a mangueira. No verão, regue pela manhã ou à noite, o que reduz a perda por evaporação. No inverno, regue dia sim, dia não. Com uma mangueira com esguicho-revólver, a economia chega a 96 L/dia.

Para limpar a calçada use a vassoura, e não a mangueira, para limpar a calçada e o pátio de casa. Se houver sujeira localizada, use um pano umedecido com água de enxágue da roupa ou da louça. Com mangueira, em 15 minutos, são perdidos
279 litros de água.

Use um balde e um pano para lavar o carro em vez de uma mangueira. Muita gente gasta até 30 minutos lavando o carro. Com uma mangueira não muito aberta, gastam-se 216 litros. Com meia volta de abertura, 560 litros. Para reduzi-lo, lave o carro somente uma vez por mês e, usando um balde, o consumo diminui para apenas 40 litros.


Compartilhe/Salve este post:
| | | | | | |


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: